Cartório de Registro de Imóveis

Somente quem registra seu imóvel – casa ou terreno - no Cartório de Registro de Imóveis é realmente dono de seu imóvel, conforme determina a lei.

O Cartório de Registro Geral de Imóveis retrata o histórico completo de cada bem registrado, tendo condições de informar, através de certidões, quais foram os diferentes donos de determinado imóvel no decorrer de sua existência - inclusive os atuais proprietários- e inclusive informa se existem restrições ou se há algo que impeça a compra ou a venda deste imóvel. Assim, não se deve deixar de consultar o Cartório por ocasião de compra ou venda de qualquer bem imóvel, evitando-se assim problemas posteriores.

O registro do imóvel deve ser feito no Cartório respectivo da localização do imóvel - bairro, município ou comarca.

Alguns exemplos de serviços importantes que são executados em Cartórios de Registro de Imóveis:

  • Matricula do imóvel – é um ato que identifica ou individualiza completamente o imóvel - por meio de sua correta localização e descrição. Baseado na matricula são efetuados os atos de registro e averbação, mostrando o real o estado do imóvel.

  • Registro do Imóvel - é o ato que declara quem é o verdadeiro proprietário do imóvel, ou se a propriedade deste bem está sendo transmitida de uma pessoa para outra.

  • Averbação - é o ato que descreve as alterações ou acréscimos referentes ao imóvel ou às pessoas que constam do registro ou da matrícula do imóvel.

Todos os direitos reservados - Cartório do 1º Ofício de Aracruz Desenvolvido por Proged Soluções Paperless